Os detalhes do concurso público para contratar 2,5 mil profissionais da segurança pública no Amazonas, a banca organizadora e o edital ainda não foram definidos pelo Governo, mesmo após dois meses do anúncio do certame. O Governo anunciou que serão:
1.350 vagas para Polícia Militar;
453 para o Corpo de Bombeiros;
362 para Polícia Civil;
210 vagas para o Detran;
150 para a Secretaria de Segurança Pública.
Segundo o Governador Wilson Lima, essa é uma das medidas para combater a criminalidade no Estado. No começo deste mês, Wilson Lima informou que o edital do certame deve ser lançado entre o fim de setembro e o início de outubro.
Onda de assassinatos
Enquanto isso, a cidade de Manaus acumula sucessivos registros de crimes, nem todos esclarecidos. A delegada Marna de Miranda, da Delegacia de Homicídios e Sequestro, publicou na sua rede social um agradecimento aos policiais da especializada e destacou que a Zona Norte de Manaus conta com apenas três investigadores para resolverem todos os homicídios que ocorrem na região.
Entre essa segunda-feira (13) e a tarde dessa terça (14), Manaus registrou 7 homicídios, sendo quatro extremamente violentos.
Defasagem
O Estado tem 53 delegados a menos desde o mês passado, quando o Supremo Tribunal Federal cassou a nomeação de 53 comissários para o cargo de delegado de polícia.
Nesta semana, o Ministério Público recomendou novamente a realização do concurso público já anunciado pelo governo. Segundo o órgão, as Cicoms (Companhias Interativas Comunitárias) não conseguem montar equipes suficientes para cobrir os setores da área.
O que diz o Governo
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as comissões para o concurso público já foram constituídas na Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Departamento Estadual de Trânsito e estão trabalhando nos levantamentos técnicos preliminares à definição das bancas e lançamento dos editais.
Sobre os homicídios, o secretário de Segurança Pública, General Mansur, determinou reforço de ações ostensivas pela Polícia Militar nas áreas consideradas manchas criminais para prender suspeitos de tráfico de drogas. Todos os homicídios estão sendo investigados pela Polícia Civil do Amazonas.
Quem tiver informações que possam ajudar no caso podem fornecer, de forma anônima, através do 181, o disque-denúncia da SSP.
A Secretaria reforça, ainda, que lançou a operação Cidade Mais Segura para ampliar as operações policiais nas regiões de maior incidência de denúncias da população. Até o momento, 23 prisões já foram efetuadas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar