Após irregularidades em medidores de energia, concessionária diz que vai ressarcir clientes prejudicados

Após uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) apontar   irregularidades em cobranças feitas por medidores de energia, a concessionária Amazonas Energia se defendeu das acusações, nessa segunda-feira (14/02).

Concessionária Amazonas Energia presta esclarecimentos sobre cobranças irregulares. Foto: Wellington Gonçalves/Rádio Rio Mar

Concessionária Amazonas Energia presta esclarecimentos sobre cobranças irregulares. Foto: Wellington Gonçalves/Rádio Rio Mar

A concessionária afirmou que os seis clientes que tiveram cobrança indevida nas taxas  de energia em decorrência dos medidores já foram identificados e que terão o valor devolvido.

O Diretor Diretor técnico da capital, Rodrigo Moreira, comentou sobre as informações que circularam nos últimos dias.

 

“A distribuidora calcula e entra em contato com o consumidor para fazer a negociação desse consumo. Assim como já é prática de que nesse caso dos seis medidores, assim que o laudo do Ipem for repassado para a Amazonas Energia, vai ser feita a conferência do que foi medido a maior e descontado na conta de energia. Da mesma forma que a empresa cobra a diferença a seu favor, ela devolve ao cliente”, disse.

 

O pronunciamento é uma resposta aos consumidores após a fiscalização realizada pelo Ipem na semana em vários bairros da capital amazonense. Ao todo, seis medidores de energia foram reprovados em testes de qualidade. De acordo com a comissão fiscalizadora, os equipamentos apontam erros graves, inclusive contra o consumidor, com cobranças indevidas, e contagem acima do valor permitido.

O diretor explicou, ainda, que os clientes podem fazer reclamações diretas, ou entrar em contato em caso de dúvidas.

“Nós temos uma demanda diária, em trno de 100 medidores  pra fazer aferição. Temos trabalhado com esse momento na empresa, exatamente pedindo para que o Ipem consiga gente consiga atender a demanda dentro dos prazos regulatórios da Aneel, para que a gente consiga dar uma resposta ao cliente quando faz uma reclamação ou pra nossa avaliação de medição o mais rápido possível”, contou.

A concessionária reforçou, por fim, que o medidor de energia elétrica é um equipamento  regulamentado pelo Inmetro, e ajuda a na transparência dos serviços de leitura e  medição do consumo de energia. Além disso, o cliente pode acompanhar em tempo real esse processo.

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Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar