Deputado cobra urgente apuração quanto ao sumiço de jornalista e indigenista no Vale do Javari

O jornalista inglês Dom Phillips, e o indigenista Bruno Pereira, membro da Unijava e servidor em licença da Funai (Fundação Nacional do Índio), continuam desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas.

De acordo com o deputado José Ricardo, é nítido o abandono da Amazônia por parte do Estado e do Governo Federal, com Funai sucateada, pequena estrutura da Polícia Federal em relação ao tamanho da Amazônia, além da Base Anzol funcionar de forma precária. Ele informou que o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) está denunciando a incapacidade operacional de enfrentamento das atividades ilícitas nas áreas indígenas, prejudicando pescadores e ribeirinhos daquela região.

Diante da gravidade dessa situação, que já dura três dias, o deputado federal José Ricardo (PT/AM) está cobrando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa e da Polícia Federal investigação e apuração desse caso, juntamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, da qual é vice coordenador.

As buscas na Amazônia foram retomadas nesta quarta-feira. Os dois desapareceram no domingo na Terra Indígena Vale Javari. A reserva é a segunda maior do país e palco de vários conflitos como  avanço do garimpo, tráfico de drogas e roubo de madeira.

Segundo a secretaria de segurança pública, um homem identificado como Amarildo da Costa de Oliveira, 41, conhecido como “Pelado”, foi preso em flagrante, na terça-feira, naquele município, por posse de munição de uso restrito e permitido. Com ele, foram apreendidos chumbinhos.

Sobre o suposto envolvimento do homem com o desaparecimento do indigenista e do jornalista, a secretaria informa que ainda investiga o caso.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar