De acordo com o Informe do Ministério da Saúde, em 2023 foram notificados 13 casos de Mpox no Amazonas. Enquanto que em 2024 os registros de casos chegaram a 83, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Nesta semana, o novo informe epidemiológico semanal da Mpox divulgado pela FVS, destaca que nenhum caso foi registrado em 2025. O Amazonas não possui registro de óbito pela doença. Informações são atualizadas todas às quartas-feiras.
A Mpox é uma doença zoonótica viral, causada pelo mpox vírus. A principal forma de transmissão ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.
A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente infectados como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoas doente.
A gerente de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Lilian Furtado, destaca algumas recomendações.
A FVS recomenda que pessoas ao apresentarem sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele ou cansaço extremo, devem procurar atendimento médico imediatamente e seguir as orientações de isolamento, para prevenir a disseminação do vírus.
Rádio Rio Mar
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP