Dados da Fundação de Vigilância em Saúde mostram que apenas 9 municípios do Amazonas já vacinaram pelo menos 70% da população vacinável com as duas doses contra a Covid-19, são as cidades de:
Benjamin Constant – 71,6%
Humaitá – 71,2%
Lábrea – 71,8%
Manaus – 72,5%, embora a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) ainda registra 65,93%
Nhamundá – 71,3%
Parintins – 70%
Santa Izabel do Rio Negro – 70%
Silves – 71,4%
Urucará – 70,9%
Considerando que a terceira dose de vacina contra a Covid-19 já está disponível para a população com 50 anos ou mais, a cobertura vacinal completa é ainda menor. Apenas Silves e Japurá chegaram a 70% nessa modalidade de análise.
A marca de 70% é considerada pelos especialistas como a taxa de vacinação ideal para afrouxar as medidas de restrição contra o coronavírus. O pesquisador e epidemiologista da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana chamou a atenção para o risco da liberação de eventos com grande público no Estado sem a marca ter sido atingida.
“Nós deveríamos ser um pouco mais cautelosos com esse tipo de evento, que gera aglomerações e esperar para que, definiticamente, tivéssemos uma grande parcela da população, pelo menos 70% da população vacinável com o esquema completo. Isso nos daria tranquilidade e certamente teríamos uma segurança para retomar essas atividades sem grandes sustos sem grandes problemas”
Os boletins epidemiológicos mostram que, embora a quantidade de mortes pela Covid-19 esteja estável, as hospitalizações e registro de novos casos têm apresentado aumento.
São Gabriel da Cachoeira
Na sexta-feira foram 7 hospitalizações em Manaus, número que não era registrado desde 22 de outubro e 99 novas infecções em todo Estado, a maior quantidade desde o dia 3 de setembro. O número de novas infecções nessa sexta foi impulsionado pelos 21 novos casos em São Gabriel da Cachoeira.
A cidade mais indígena do país confirmou 178 casos em outubro, um salto de 313% em comparação com setembro, que teve 43. Em agosto, somente nove pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus em São Gabriel da Cachoeira.
A cidade tem 65,9% da população vacinável com as duas doses e 56,6% com o esquema vacinal completo.
Em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, informou que esteve no município de São Gabriel da Cachoeira, no período de 21 a 30 de outubro, e identificou o abandono do cumprimento dos protocolos sanitários no local. Verificou também a baixa adesão da campanha nacional contra a doença em dois bairros específicos do município, localidades onde se concentra o maior número de casos da doença.
A FVS informou ainda que a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira foi notificada e se comprometeu em reforçar as estratégias de contenção e prevenção na área.
A FVS-RCP acrescenta que a variante predominantemente no município é Gama e que o município segue sendo monitorado pela vigilância epidemiológica estadual.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar