Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão afetou o Distrito Federal e os estados do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rondônia.
Conforme o governo federal, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). As companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe a causa do incêndio.
No Amazonas, conforme a empresa Amazonas Energia, a apagão afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga.
De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia, a falta de luz durou entre 8 minutos e 1 hora, e o abastecimento foi restabelecido.
Com informações da assessoria
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil