Diversos serviços foram afetados após um apagão de internet que atingiu vários pontos da capital amazonense, nesta terça-feira (22/03). Atendimentos em caixas eletrônicos e outros serviços on-line ficaram fora do ar.
A falha começou por volta das 10h. Comerciantes, como o seu José da Silva, logo sentiram o impacto, já que a maioria dos clientes opta pelo pagamento on-line na hora de fazer a compra.
“Eu trabalho com vendas, com PIX, com pagamento pela internet, de modo geral. Hoje falhou a internet, falhou tudo. Não consegui vender nada. Muitos clientes chegaram aqui para comprar, mas eu não tive como vender, porque a maioria dos pagamentos são feitos pela internet”, disse.
Este funcionário de uma empresa de marketing preferiu não ter a identidade divulgada pela reportagem, mas disse que com a queda na conexão, os serviços, feitos de forma on-line, foram interrompidos, e os funcionários foram liberados.
“Apresentou instabilidade no sinal, na rede, causando atraso nas demandas da nossa empresa. Nós utilizamos as funções da internet. E essa falha fez com que os funcionários fossem liberados, pois não conseguiríamos mais desenvolver as nossas atividades por conta dessa instabilidade na rede”, comentou.
A professora de Inglês Natasha Mille também foi prejudicada, já que as aulas são feitas pela internet.
“Eu trabalho exclusivamente on-line. Tudo eu faço on-line, desde o planejamento até a realização da aula. A gente sente que fica desamparado nessas horas. Nós precisamos de um sistema de rede que possa dar conta da demanda”, destacou.
Outro setor que sentiu os impactos de forma intensa foi o de transporte por aplicativo, conforme contou o motorista Antônio Eliomar.
“Saí pela manhã, para tentar fazer as corridas, e a internet todo o tempo caía, funcionava e caía de novo. Peguei uma corrida logo cedo, só que antes de eu chegar até o passageiro, a internet caiu. Não consegui localizar o passageiro. Depois peguei mais uma outra corrida e aconteceu a mesma coisa. Perdi a internet e fiquei sem conseguir encontrar o passageiro. Resultado: pela manhã não consegui fazer nenhuma corrida”, relatou.
As operadoras TIM, CLARO E OI apresentaram falha na conexão. Por volta das 15h30, ou seja, mais de 5 horas depois da queda, os serviços começaram a ser normalizados.
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Em nota, o Procon informou que notificou as empresas. Elas têm um prazo de dez dias para informar o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas.
O que dizem as operadoras?
- CLARO – A CLARO informou que um rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras teria causado o apagão. A empresa informou, ainda, que as equipes técnicas responsáveis já atuavam na recuperação.
- TIM – A TIM informou que alguns clientes da operadora na região podem ter enfrentado dificuldades para trafegar voz e dados, na manhã de 22 de março, devido a falhas na rede de fibra óptica compartilhada com outras operadoras.
- OI – A OI informou que rompimentos simultâneos de fibra ótica na rede de seu parceiro de infraestrutura afetaram a prestação do serviço de banda larga da operadora, provocando instabilidade de alguns clientes do Amazonas.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar