Nessa segunda-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu da empresa Pfizer, o pedido de registro da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções no sistema respiratório, com destaque para a bronquiolite.
A doença é uma inflamação bastante preocupante da parte final dos brônquios, que atinge crianças pequenas e bebês. Atualmente, não há nenhum medicamento disponível no país com indicação preventiva para essa doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e abril de 2022, foram notificados cerca de 3,6 mil casos de síndrome respiratória aguda grava (SRAG) causados pelo VSR. A maior parte dos casos ocorreu em crianças menores de 4 anos de idade.
O imunizante, comercialmente denominado Abrysvo, tem sugestão de indicação de uso em crianças, gestantes e adultos acima de 60 anos.
A análise de pedidos de registro de vacinas segue uma regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto.
Atualmente, há também outro pedido de registro de vacina contra o VSR, a vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline, em análise pela agência.
Com informações da Anvisa
Fotos: Divulgação