Fitoterápicos: Anvisa orienta a população quanto aos cuidados e riscos à saúde

No Amazonas é comum a procura por aliar plantas medicinais e produtos fitoterápicos ao tratamento de doenças. A aposentada, Dorvalina de Souza, é adapta dos recursos naturais quando o assunto é saúde.

Mas antes da compra é preciso ter orientação médica e ficar atento se loja que está comercializando é segura. As plantas medicinais tem propriedades que aliviam e curam algumas doenças e os fitoterápicos são os medicamentos feitos de plantas. É necessário entender essa diferença e ter cuidados antes de adquirir. Por conta disso, a Anvisa lançou uma cartilha. Como explica o João Paulo Perfeito, gerente de Medicamentos Fitoterápicos da Anvisa.

A Cartilha é de gratuita e pode ser encontrada no site da Anvisa. Ela  ensina o cidadão a saber, por exemplo, se um fitoterápico é ou não registrado na agência. Se é falsificado.  A farmacêutica, Jôyce Barros, relata os riscos de comprar um fitoterápico sem registro na Anvisa.

A farmacêutica também expõe que tais produtos são regularizados pela Anvisa, somente, após diversos testes para garantir a sua confiabilidade.

Na cartilha também há orientações sobre agir com prudência ao fazer uso de chá das plantas. Isso porque quando usado de forma errada pode causar intoxicação e até levar à morte.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação