A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nessa quinta-feira (8), a possibilidade de produção de vacinas contra a Covid-19 em uma fábrica da empresa Hospira, nos Estados Unidos. A medida é fundamental para que o imunizante seja utilizado no Brasil.
A unidade poderá ser utilizada na fabricação de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e BionNTech, que já recebeu autorização para uso no Brasil e teve contrato de aquisição de 200 milhões de doses com o Ministério da Saúde.
A autorização reconheceu o que a agência chama de “boas práticas de fabricação” da planta produtiva.
Com isso, o consórcio Pfizer/BioNTech pode ampliar a capacidade de fabricação de doses, o que abre espaço para acelerar a disponibilização de lotes para o Brasil.
Ainda nessa quinta-feira, a Anvisa disponibilizou para assinatura os termos de compromisso com governos do Nordeste que adquiriram lotes da vacina russa Sputnik V.
Deverão assinar os termos os estados que importaram lotes do imunizante: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. Além desta obrigação, outros condicionantes foram determinados pela Anvisa para o uso da Sputnik V.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação