A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação do antiviral Veklury, que tem como substância ativa o remdesivir, para o tratamento da Covid-19. A medida foi divulgada nessa quarta-feira (25), no site da instituição. Ele poderá ser usado em pacientes adultos que não necessitem de administração suplementar de oxigênio e que apresentem risco aumentado de evoluir para caso grave da doença.
Em nota, a Anvisa informou que o remdesivir impede a aplicação do vírus no organismo, diminuindo o processo de infecção. Além disso, a farmacêutica responsável pela substância no Brasil apresentou dados clínicos que demonstram eficácia e segurança do medicamento.
Antes da nova indicação, o remédio era apenas para tratamento em pacientes adultos e adolescentes com pneumonia que precisam de oxigênio.
O tratamento tem o tempo total de três dias. A recomendação da Agência é que seja administrada, por infusão intravenosa, uma dose única de 200 mg de remdesivir no primeiro dia. Nos dias seguintes, a administração de uma dose diária de 100 mg, com o mesmo procedimento.
É importante ainda que sejam seguidas as mesmas condições de segurança para uso do medicamento em ambiente ambulatorial, como a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes antes do início do tratamento.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação