Antecipação do 13º: Economista dá dicas a aposentados e pensionistas

A primeira parcela da antecipação do pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS vai ser paga entre 25 de abril e 6 de maio. Os beneficiários vão receber 50% do valor total, após a medida ter sido anunciada pelo Governo Federal, por meio do Programa Renda e Oportunidade.

Começa no dia 6 de abril a antecipação do 13º salário a mais de 30 milhões de brsileiros. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria entre agosto e novembro. Com esse dinheiro chegando mais cedo na conta do brasileiro, é preciso ter cuidado para não extrapolar nos gastos, conforme orientou o economista Orígenes Martins, que deu algumas dicas.

“Precisa colocar no papel o que é mais importante. Os juros estão exorbitantes por conta da inflação, uma taxa Selic que ninguém esperava. Não se pode gastar tudo em uma coisa só. Portanto, eu aconselho pensar com racionalidade e priorizar aquilo que deve fazer. Tem que usar a razão. Tome muito cuidado para não ter que pagar um preço muito mais alto lá na frente, como muitos têm feito”, destacou.

Mais de 30 milhões pessoas devem receber a antecipação em todo o país, e cerca de R$ 56 bilhões devem ser injetados na economia. A antecipação do décimo terceiro faz parte de uma série de medidas para recuperação econômica do país, como liberação de crédito a pessoa física e também para empreendedores individuais.

Ouça esta reportagem em áudio:

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar