Aneel mantém bandeira verde e ministro prevê suspensão da bandeira de escassez

Aneel – O Amazonas possui 100 mil famílias beneficiados com o programa Tarifa Social de Energia. Para 2022, a estimativa é de que o Amazonas tenha o dobro de lares atendidos. No Brasil, 12,4 milhões de famílias integram a iniciativa. E essa parcela vai poder respirar aliviada porque a bandeira verde na conta de luz continuará no mês de fevereiro. O anúncio foi feito pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Ela entrou em vigor em dezembro de 2021 e gerou uma economia de R$ 1,87 para cada 100 kWh. Antes, este público pagava a bandeira amarela. Os beneficiários são os consumidores de baixa renda inscritos em programas do Governo.

Os demais consumidores continuarão pagando a bandeira de Escassez Hídrica, medida que o Governo encontrou para enfrentar o aumento dos custos gerados devido à crise hídrica, por exemplo com as usinas térmicas. Ela adiciona R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Valor que pesa no bolso do consumidor. Mas a estimativa do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, é que até abril a bandeira de Escassez Hídrica seja suspensa.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico estima que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste atinjam 54% da capacidade em fevereiro. A expectativa de chuvas para fevereiro na região é de 96% da média histórica. Já para o Sul, que vem enfrentando condições climáticas complicadas, a projeção é 40%. Para o norte e nordeste, a previsão é de que as chuvas superem a média histórica já que vivenciam o período do inverno.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil