A TV box é um dispositivo, com um sistema operacional instalado, que serve para converter uma TV comum em TV com interface otimizada, permitindo o acesso a diversos aplicativos, plataformas de séries canais por assinatura, além de navegadores e redes sociais, como explica o técnico em informática Erikson Inamota.
”A TV Box é um alternativa de você transforma a sua que ainda não é Smart, em um TV Smart, ela permite que você tenha um sistema mais atualiza para ter acesso a aplicativos, além de plataformas como séries e canais por assinatura,” reforça o técnico em informática.
Apesar das vantagens, criminosos tem se aproveitando da novidade e passaram a comercializar equipamentos falsos, o que acaba colocando em risco a vida financeira dos usuários.
”Quando ele tá conectado ele fica conectado a sua rede, então ao mesmo tempo em que ele tá conectado ao seu wif, o seu celular também tá conectado nessa rede, então por exemplo, senha de banco, senha de aplicativos pessoais, agenda telefônica, tudo fica vulnerável diante desse sistema,” disse o técnico.
- Anatel libera sinal 5G para 12 municípios no Amazonas
- Manaus deve aderir a tecnologia 5G no mês de setembro de 2022
Pensando em minimizar o problema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que retirou de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos de TV Box, popularmente chamados de “gatonet”. A ação contra a pirataria faz parte do Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos da agência, e visa coibir o uso de TVs Box não homologadas, ou seja, que não possuem certificado de conformidade de uso seguro. Segundo a Anatel, o sinal dos aparelhos clandestinos deve ser bloqueado.
Para evitar o transtorno, a melhor opção é procurar por lojas e estabelecimentos regularizados vendem opções devidamente legalizadas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar