Pular para o conteúdo
Manhã Rio Mar FM
Ao Vivo

Manhã Rio Mar FM

Participe do programa

Ampliação do prazo de vida útil do aterro sanitário de Manaus gera preocupação ambiental na Aleam

aterroA Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas firmaram acordo e estenderam até 2028 o funcionamento do atual aterro sanitário da capital, único complexo de destino final dos resíduos sólidos urbanos existente para atender a população. A medida também prevê, que paralelamente à prorrogação, seja instalado um novo aterro.

Localizado no KM 19 da rodovia AM-010, o aterro sanitário em funcionamento possui uma área estimada de 73 hectares. Diariamente, o aterro recebe em nédia 2,8 toneladas de resíduos sólidos.

O acordo entre o município e a Prefeitura gerou questionamentos na Assembleia Legislativa do Amazonas. O  deputado estadual Rozenha teme que a prorrogação seja uma manobra, já que existe uma estrutura pronta para servir como um novo aterro sanitário em Manaus.

O parlamentar aponta que é necessário mais estudo do local que vai abrigar as instalações definitivas para a destinação do lixo em Manaus. De acordo com Rozenha, a possível nova estrutura pode colocar em risco a bacia do Tarumã.

O acordo ainda prevê que a prefeitura apresente, até dezembro deste ano, uma atualização do plano Municipal de gestão integrada de resíduos sólidas. A meta é reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos na cidade, por meio da reutilização e reciclagem. O procedimento foi homologado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Prefeitura de Manaus