Após o comunicado da morte de Amazonino Mendes diversas homenagens foram postadas na internet, feitas por políticos e órgãos públicos. O falecimento ocorreu neste domingo, 12, em São Paulo. Os problemas de saúde se agravaram em 2022, e desde o mês de dezembro estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratar de um quadro de diverticulite aguda e broncopneumonia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e translado do corpo para Manaus.
Homenagens
O Governo do Estado do Amazonas decretou luto de sete dias e reconhece a contribuição política de Mendes.
Já a Prefeitura de Manaus lamenta a morte de Amazonino Mendes e destaca a sua importância política. O munícipio decretou cinco dias de luto.
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ressalta que o político entrou, definitivamente, para o rol dos homens públicos que deixaram grandes feitos para o Estado.
Já o presidente da Câmara de Vereadores de Manaus, o parlamentar Caio André, enfantiza que o Brasil se despede de um dos homens mais importantes da política amazonense.
O governador, Wilson Lima, declarou em suas redes sociais que deve muito do que se tornou ao ex- governador Amazonino Mendes.
O prefeito de Manaus, David Almeida, registra que o legado do político foi construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública.
O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, agradeceu por Amazonino Mendes ter acreditado em seu trabalho e dado a oportunidade de trabalhar ao seu lado.
O ex-deputado estadual, Serafim Corrêa, seu adversário político, ressaltou que embora em lados opostos sempre foram amigos.
O deputado federal, Amom Mandel, relatou que o Amazonas e a política brasileira perdem o criador da Universidade do Estado do Amazonas e precursor do SAMU no Brasil.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação