Amazonense pode representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Badminton

badminton

Outros 5 atletas amazonenses vão participar do campeonato nacional (Foto Divulgação)

Seis estudantes da Escola Estadual Prof. Francisco das Chagas Souza Albuquerque, localizada na zona Centro-Sul de Manaus, realizam os últimos treinos para o Campeonato Brasileiro de Badminton. Os atletas vão representar o Amazonas na competição que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de março, no município de Toledo, no Estado do Paraná.

Os alunos fazem parte do projeto “Badminton Escolar” que, desde 2015, forma atletas na modalidade. Hoje, o programa conta com mais de 100 competidores. O badminton é um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores. Se assemelha ao tênis, usando raquetes e separando a quadra por meio de uma rede, porém, ao invés de uma bola, o jogo é praticado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdiê.

Com apenas 12 anos de idade, Emily Benevides é atleta consagrada na modalidade, participando de competições nacionais e internacionais há quatro anos. Ela explica como conheceu o esporte.

A competição no Paraná também qualifica os atletas vencedores para disputarem o Campeonato Sul-Americano de Badminton, previsto para ocorrer em dezembro deste ano. O Chile e o Brasil disputam a vaga de país-sede. Na disputa internacional, a amazonense Emily pode conquistar um lugar na seleção brasileira. Ela detalha como começou a trajetória esportiva.

A atleta já acumula mais de 40 medalhas em competições. Emily integrou a equipe brasileira na última edição do Campeonato Sul-Americano realizado na cidade de Lima, no Peru. Ela conquistou uma medalha de prata, na categoria por equipes, e uma de bronze, na mista. Agora é torcer para que a jovem competidora leve o nome do Amazonas para os podiums internacionais.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar