Amazonastur alerta sobre a compra segura de pacotes e serviços para o Festival de Parintins 2024

O Festival de Parintins deste ano, acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, no município do baixo Amazonas. A edição deste ano, tem a expectativa de ultrapassar os mais de 110 mil turistas de 2023.

Amazonastur alerta sobre a compra segura de pacotes e serviços para o Festival de Parintins.

Segundo a diretora de turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampulha, a principal orientação é procurar estabelecimentos com o selo do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), para garantir segurança e qualidade no atendimento.

“Na pesquisa, o turista precisa atentar aos preços ofertados, a localização do prestador, se tem CNPJ e se está regularizado no Cadastur. Após essa busca, ele deve solicitar do prestador escolhido um contrato, recibo ou nota. Outra orientação é de que o turista saiba exatamente o que está incluso no serviço ou produto”, explica a diretora de turismo da Amazonastur.

A atenção é válida na hora de contratar serviços relativos a pacotes turísticos, passagens, hospedagem, traslado, guias de turismo, passeios, entre outras atividades do segmento. Para melhor auxiliar os turistas, a Amazonastur disponibiliza a ferramenta tecnológica “Amazonas To Go”, onde dá dicas sobre meios de hospedagens e agências de turismo. Todos os empreendimentos presentes são cadastrados e exercem atividades turísticas de forma regular e segura.

“A Amazonastur orienta que os turistas sigam as recomendações para contratar serviços regularizados e transparentes para desfrutar da melhor experiência do festival, saindo do nosso estado com a certeza de que somos um destino sustentável e ordenado”, disse Emmanuelle Pampulha.

O turista precisa ainda estar atento para evitar condutas abusivas aos direitos do consumidor, que configurem venda casada de passagens aéreas, de transporte fluvial e demais serviços para o Festival de Parintins 2024. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas, o consumidor tem até sete dias para cancelar uma contratação feita via internet e telefone. E o prazo para reclamações varia de 30 a 90 dias.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar