Em reunião do comitê de enfrentamento à estiagem, nessa quarta-feira (28), o governador Wilson Lima confirmou a contratação antecipada de 85 brigadistas, que já devem começar a atuar no reforço ao trabalho das equipes estaduais de combate às queimadas a partir do dia 2 de setembro.
Os novos contratados vão atuar em cinco municípios. Conforme o governo do estado, a contratação dos primeiros 85 profissionais foi adiantada com recursos estaduais, no valor de R$ 1 milhão de reais, por meio de um termo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.
O investimento será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KfW, que está sendo implementado pela Fundação Amazônia Sustentável.
De acordo com o secretário de meio ambiente, Eduardo Taveira, a pasta agora trabalha nos trâmites de contratação dos brigadistas, com recolhimento das informações bancárias e documentos para a assinatura do contrato até o dia 30 de agosto.
O governador também assinou decretos de situação de emergência e situação de emergência em saúde pública para os 62 municípios do estado. Em julho, o governador já havia decretado a situação de emergência em 20 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.
O decreto de situação de emergência em saúde pública no amazonas levou em consideração o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade no acesso aos serviços de saúde nas localidades mais afetadas.
Fonte: Secom
Fotos: Divulgação