Para muita gente, a virada do ano tem que ser comemorada com uma boa e velha viagem. O problema é que o preço alto da passagem aérea pegou muitos amazonenses de surpresa. O Gerente de Logística, Fábio Augusto Gomes, foi um deles. O executivo planejava visitar a família em Alvarães com viagem de avião até Tefé. Mas o preço do bilhete estava muito alto e ele desistiu do trajeto de aeronave. Agora, Fábio vai de barco ajato pagando menos da metade do preço da passagem de avião.
E quem pretende arriscar viajar de avião, nesse final de ano, vai ter que desembolsar um pouco mais de dinheiro. Para se ter uma ideia, viajar de Manaus para Eirunepé custa mais caro que viajar para o Rio de Janeiro. No trajeto para Eirunepé custa 2.079 reais, enquanto para a capital carioca, o bilhete sai por 1.843 reais.
Com isso, a passagem aérea no Amazonas figura entre as mais caras do Brasil. Para tentar diminuir os preços das passagens de avião, o Governo Federal planeja universalizar as viagens já em 2024. Para isso, segundo o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho é preciso reduzir o custo do QAV, que é o Querosene e também evitar a judicialização, que hoje impacta a Aviação civil.
As companhias aéreas se comprometeram em vender os bilhetes com preço limitado com preços promocionais nesse próximo ano. As empresas não definiram a quantidade de acentos promocionais, mas prometeram vender bilhetes abaixo dos 199 reais a cada semana.
Ouça a reportagem completa abaixo:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Eduardo.Spotter/Instagram