A produção industrial teve queda, de agosto para setembro, em 15 locais, entre eles o Amazonas (-4,0%). Os dados são Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) do IBGE. Outros estados com recuos mais intensos foram Ceará (-4,4%), Goiás (-2,3%), Mato Grosso (-2,2%), São Paulo (-1,0%), Pará (-0,6%) e Santa Catarina (-0,5%).
De todos os estados, a maior influência veio de São Paulo, que responde por 34% da produção industrial do país. A queda de 1,0% frente a agosto foi pressionada pelo setor de alimentos e, em menor escala, pelo setor de derivados do petróleo. Com isso, o estado se encontra 23,5% abaixo de seu patamar de produção mais alto, atingido em março de 2011, e ainda 1,4% abaixo do patamar pré-pandemia.
De acordo com o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, os efeitos da pandemia da Covid-19 vêm sendo atenuados desde agosto de 2020, com a flexibilização das medidas restritivas.
Em setembro, apenas quatro locais apresentavam produção industrial acima do patamar pré-pandemia: Santa Catarina (5,2% acima), Rio de Janeiro (1,7%), Paraná (1,6%) e, em destaque, Minas Gerais (10,2% acima), o único que se mantém desde julho do ano passado.
Fonte: IBGE
Fotos: Divulgação