Números do Censo 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o Amazonas tem a menor frota de veículos por habitante do Brasil. A média amazonense é de 0,27 veículo por morador. Em todo o Estado a frota de veículos é de 1.069.794 para a população de quase 4 milhões de pessoas.
O levantamento do IBGE mostra que 80% da frota circula nas ruas da capital amazonense. O vendedor Matheus Alves, diz que a grande quantidade de veículos nas ruas é o que deixa caótico, o trânsito de Manaus. Mesmo com os congestionamentos, o vendedor o utiliza o carro todos os dias.
A péssima qualidade do transporte público e até mesmo as altas temperaturas na capital amazonense faz com que os manauras façam a opção de utilizarem seus carros de passeio. Mas isso incha o trânsito da maior metrópole da Amazônia, que carrega inúmeros problemas. O especialista em trânsito, Pedro Barcelos, elenca quais seriam a soluções para desafogar o trânsito de Manaus.
Mas não tem jeito. A maior parte da população necessita dos veículos para cumprir compromissos. E se no interior do Amazonas a frota de veículos é pequena, na capital, a grande quantidade de carros virou sinônimo de estresse para muitos motoristas.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Chico Batata/Instagram