O Amazonas chegou a 229 casos confirmados de coronavírus, nesta quinta-feira, 02/04, com 29 novos infectados, e tem outras 350 suspeitas em investigação, à espera de resultado de testes do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen). A última atualização registrou os primeiros três casos em Tonantins, que se tornou o nono município do interior com suspeitas confirmadas para o Covid-19.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Pinto, detalhou os números.
Segundo Rosemary Pinto, até o momento, 12 pessoas morreram no Estado com suspeita de coronavírus, sendo que seis ainda estão sendo investigadas. Há ainda 18 pacientes em estado grave, em UTI.
Entre as mortes investigadas estão o professor da Ufam, Manoel Rodrigues Terceiro Neto, e uma menina de 4 anos. A FVS admite que, devido ao alto volume de testes, o tempo de espera dos resultados de exames deve dobrar, de 24 para 48 horas.
O secretário de saúde Rodrigo Tobias disse que o Amazonas recebeu, nesta quinta-feira, nove mil testes para Covid-19 e que a prioridade é testar os profissionais de saúde.
Rodrigo Tobias lembra que existem apenas 24 respiradores mecânicos nos municípios polo para atender a todas as demandas do interior do Estado, e não apenas o coronavírus.
E, em Manaus, hoje são apenas são apenas 69 respiradores reservados para tratamento de pacientes com a Covid-19.
Atualmente, 36 pacientes estão fora do período de transmissão, que é quando eles não representam mais risco de infectar outra pessoa.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Susam