Há uma semana, as estatísticas mostravam que apenas 13% das contaminações por coronavírus no Amazonas eram de pessoas do interior. Nesta quarta-feira, 22, essa proporção subiu para 21%. Em números absolutos, isso quer dizer que, a cada 100 infectados no Estado, 13 não eram da capital e, hoje são 21. Isso representa um crescimento de 60% em apenas sete dias e se reflete diretamente na quantidade de óbitos.
Em 23 dias, entre o registro do primeiro óbito por Covid-19 e a quarta-feira da semana passada, 14 pessoas tinham morrido no interior por causa da doença. E apenas nos sete dias seguintes, foram registrados mais 21 óbitos, uma subida de 150%, que acompanha o aumento de casos, que foi de 155% no período de uma semana no interior, passou de 204 para 521.
A diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Rosemary Pinto, atualizou os números referentes a doença no Estado, nesta quarta-feira.
Rosemary Pinto cita que 78% do total dos casos estão concentrados na capital, atualmente. Há uma semana, essa proporção era de 87%.
Atualmente, quase 900 pessoas estão internadas nos hospitais, confirmadas ou com suspeita de Covid-19, das quais 269 estão em estado grave, em UTI.
Do total de casos confirmados no Estado até agora, 879 cumpriram o isolamento de 14 dias e não apresentam mais sintomas, segundo a FVS.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Rodrigo Santos/Secom