Amazonas reduz focos de calor em 87% e amplia atuação dos Bombeiros no interior

O governador Wilson Lima apresentou, nesta quinta-feira (18/09), durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, um balanço das ações de prevenção e combate aos incêndios no Amazonas. O principal destaque foi a redução de 87% nos focos de calor registrados entre janeiro e agosto de 2025 no estado, resultado diretamente associado à criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), já implantados em dez municípios.

Amazonas reduz focos de calor em 87% e amplia atuação dos Bombeiros no interior. Foto: Divulgação.

Durante a reunião, o governador também anunciou a criação de mais cinco GCIPs para 2026, o que ampliará significativamente a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no interior. Com isso, a cobertura da corporação passará de 11 para 32 municípios, um crescimento de quase 200%.

Na mesma ocasião, o governador assinou um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de cinco viaturas do tipo Auto Bomba Florestal (ATF), no valor de R$ 13,2 milhões. Os veículos devem chegar ao Amazonas no primeiro semestre de 2026 e serão destinados às futuras bases de Borba, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte, Eirunepé e Canutama.

Segundo o coronel Orleilso Muniz, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, os GCIPs são implantados em parceria com as prefeituras municipais. Cada unidade conta com cinco bombeiros militares transferidos em caráter permanente, além do apoio de brigadistas locais e suporte logístico fornecido pelas prefeituras.

Durante o encontro, também foi apresentado o panorama da estiagem de 2025. A previsão é de que entre 20 e 30 municípios sejam afetados, impactando cerca de 120 mil famílias aproximadamente 480 mil pessoas. Todas as nove calhas dos rios do estado já estão em processo de vazante.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto