Amazonas recebe primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer; Confira locais de vacinação

Mais de 44 mil doses do imunizante que protege contra Covid-19, Ômicron e as subvariantes chegaram, em Manaus

O primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer, com 44.400 doses do imunizante chegaram no estado, nessa quinta-feira. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19 e também contra a Ômicron e as subvariantes dela. As doses recebidas darão continuidade ao Plano Nacional de Vacinação (PNI), que inicia pelos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

As doses da bivalente chegaram por volta das 13h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e de lá foram escoltadas até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Para o secretário de saúde, médico Anoar Samad, é importante que a população dê sequência ao esquema vacinal contra Covid-19, e inicie com a aplicação de doses monovalentes para que depois tenham acesso às bivalentes.

“O Coronavírus vêm desenvolvendo mutações. Ele forma novas variantes e com isso as vacinas também vão evoluindo. No caso desta variante Ômicron e suas subvariantes, as vacinas mostraram que têm um escape vacinal muito grande. Com isso, a Pfizer lançou a vacina bivalente, que serve tanto para as variantes anteriores como para essas novas variantes”, disse o secretário de saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, é importante que a população fique atenta para a definição do grupo prioritário, que receberá as doses da bivalente da Pfizer neste primeiro momento.

“O público alvo nessa primeira fase é composto por pessoas a partir de 70 anos, pessoas que tenham alguma doença que cause imunossupressão, indígenas que vivam em terras indígenas e pessoas que vivem em instituição de longa permanência, como os asilos”, explicou Tatyana Amorim, que também pontuou os critérios necessários para aplicação de dose da bivalente.

“Para tomar essa vacina é preciso ter no mínimo o esquema básico garantido: duas doses. Então, se eu tomei uma dose e estou no grupo para a bivalente, vou poder tomar? Não. Tem que completar minimamente o esquema básico. Então, temos vacinas disponíveis na rede”, destacou.

Carnaval e saúde

Sobre as festividades de Carnaval, Anoar Samad relembra que a população deve continuar mantendo cuidados preventivos de saúde e enfatiza a importância da aplicação de doses da vacina.

“Agora está chegando o Carnaval. Então se você já tiver a oportunidade de vacinar já fica protegido.”

Imunização

 

Nove pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam das 8h às 12h neste sábado (11). Os pontos de vacinação contra a Covid-19, da Prefeitura de Manaus, irão atender à população com a oferta da primeira até a quinta dose do imunizante, conforme os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que nove unidades estarão funcionando, com, ao menos, uma em cada zona da cidade, com atendimento a todos os públicos (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, conta que a imunização aos sábados faz parte da estratégia da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, para facilitar o acesso dos usuários que não têm tempo durante a semana, e assim ampliar a cobertura vacinal na cidade, principalmente com as doses de reforço.

“Nossos vacinadores estarão preparados para acolher todas as pessoas que ainda apresentam atraso no esquema vacinal contra a Covid-19, inclusive para tirar qualquer dúvida que o cidadão tenha em relação à vacina. Ainda temos um grande público que não voltou aos postos para receber as doses de reforço, e por isso continuamos reforçando e incentivando que eles tomem essas doses e reforcem sua proteção contra as formas graves da doença.”

O Sistema Municipal de Vacinação aponta que, até esta sexta-feira (10), mais de 602 mil pessoas estão com a terceira dose atrasada. Shádia explica que essa dose, também chamada de primeira dose de reforço, está liberada para todos os públicos a partir de 3 anos de idade.

Já para a quarta dose (ou segunda dose de reforço), o Sistema registra um total de 472 mil pessoas que já passaram do intervalo para a mesma e que devem se dirigir aos postos o mais breve possível. Essa dose pode ser recebida por pessoas com 18 anos de idade ou mais. De acordo com Shádia, os adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão também podem tomar a quarta dose da vacina, e os adultos imunossuprimidos com 18 anos ou mais estão com a quinta dose liberada.

“Essas duas doses são os principais desafios da campanha no momento, mas precisamos ressaltar que qualquer pessoa que ainda não iniciou o esquema vacinal, ou deixou de tomar a segunda dose, também deve retornar aos postos para regularizar essa situação. Também chamamos atenção para a vacinação infantil, que apresenta índices muito baixos até o momento, e é preciso que os responsáveis levem seus filhos para serem vacinados contra essa doença, que aos poucos está sendo vencida por todos nós”, destacou.

Os usuários que tiverem dúvidas sobre seu esquema vacinal podem fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que exibe o número de doses já recebidas e a data quando o cidadão poderá tomar as doses seguintes. Todas as informações sobre a campanha também podem ser acessadas no site semsa.manaus.am.gov.br.

Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado:

Zona Norte
– Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;
– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;
– USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;

Zona Sul
– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;

Zona Leste
– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;
– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

Zona Oeste
– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;
– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.

Locais do ‘Vacine Já!’

A campanha “Vacine Já!” oferta a vacinação contra Covid-19 e busca atender à necessidade de atualização do esquema vacinal. De sexta-feira (10) a domingo (12), estarão disponíveis imunizantes para quem tem 18 anos ou mais, no Sumaúma Park Shopping, na zona norte de Manaus. Especificamente neste sábado (11), a vacinação estará disponível nas policlínicas Codajás e Governador Gilberto Mestrinho, ambas na zona sul.

A edição da campanha “Vacine Já!” desta semana estará disponível nos seguintes dias e horários:

Posto Sumaúma Park Shopping
Endereço: Avenida Noel Nutels, 1.762, bairro Cidade Nova
Datas: de sexta-feira (10/02) a domingo (12/02)
Horários: das 13h às 21h (sexta e sábado) e das 15h às 20h (domingo)

Postos Policlínicas Codajás e Governador Gilberto Mestrinho
Endereços: Avenida Codajás, 26, bairro Cachoeirinha (Policlínica Codajás) e avenida Getúlio Vargas, 341, Centro (Policlínica Gilberto Mestrinho)
Data: Sábado (11/02)
Horário: das 8h às 16h

Com informações Assessoria

Fotos: Secom

Leia também: