O Amazonas recebeu um carregamento recorde de insumos e equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde para apoiar as ações de combate ao novo coronavírus no estado.
A carga inclui mais de 244 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 25 respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de UTI, e 20 respiradores de transporte, destinados a cuidados intermediários e transferências hospitalares.
O lote de EPIs recebido inclui frascos de álcool em gel 70%, aventais e toucas descartáveis, aventais impermeáveis, máscaras de proteção respiratória PFF2 e máscaras cirúrgicas.
O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio do Espírito Santo, destacou que o suporte do Ministério da Saúde tem sido essencial para o enfrentamento à pandemia no Amazonas.
De acordo com o coordenador da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Rafael Poloni, a central trabalha de domingo a domingo para garantir o abastecimento das unidades de saúde com os insumos enviados pelo Governo Federal, além daqueles adquiridos com recursos do Governo do Estado.
O processo de distribuição de 45 respiradores para os hospitais que estão tratando pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19 em Manaus e no interior do Estado iniciou ontem.
Foram enviados respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva e respiradores de transporte, os quais são destinados a pacientes que necessitam de cuidados intermediários e transferências hospitalares.
Os equipamentos foram enviados para o Hospital Delphina Aziz, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto Socorro João Lúcio e Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Dilvugação/Secom