O primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizado nessa quarta-feira (05), no Amazonas. O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
O governador Wilson Lima destacou a importância da oferta do transplante na rede estadual de saúde para a qualidade de vida da população.
O procedimento foi realizado pelo médico Marcelo Perosa, coordenador cirúrgico do Hepato do projeto Transplante Sem Fronteiras (TSF). O paciente é um jovem de 35 anos e o doador seu pai, de 55 anos. O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. As consultas com os pacientes de transplante para avaliação pré-transplante iniciaram, em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento via complexo regulador.
Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. Uma dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico, mais quatro pares estão no processo de avaliação, sendo preparados para os próximos procedimentos.
O Amazonas tem aproximadamente mil pacientes em diálise e cerca de 700 pacientes inscritos em outros estados.
Com informações da assessoria
Imagens: Jimmy Christian/Secom