Amazonas possui mais de 1 milhão de pessoas fora da força de trabalho, aponta IBGE

De acordo com a Pesquisa sobre Características do Mercado de Trabalho, apresentada pelo IBGE nesta semana, mais de 1 milhão de pessoas, no Amazonas, estão fora da força de Trabalho. O levantamento também mostra que, no Estado, apenas 5,5% dos trabalhadores estão associados a sindicatos.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Das 3,2 milhões pessoas, de 14 anos de idade ou mais, no Amazonas, em 2024, 1,9 milhão estavam na força de trabalho; e 1,2 milhão estavam fora da força de trabalho, ou seja, não trabalhavam e não buscavam trabalho. Já em Manaus, 1,12 milhão cidadãos estavam na força de trabalho e 702 mil estavam fora da força de trabalho.

O coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, explica que no Estado, o índice de empregadores e empregados associados é baixo.

Ainda de acordo com Nogueira, o número de trabalhadores associados a sindicatos, no Amazonas, ficou abaixo das médias regional e nacional.

Do total de 1,8 milhão pessoas ocupadas, no Amazonas, apenas 98 mil, ou seja, 5,5% estavam associadas a sindicatos, sendo 72 mil homens e 26 mil mulheres. No Brasil, o percentual de trabalhadores associados foi de 8,9%; e de 7,0% na Região Norte.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto