O Amazonas está participando da Cop28 e apresentou, neste sábado 02/12, propostas para as áreas ambiental, de turismo e infraestrutura. O Estado busca investimentos para o desenvolvimento sustentável da região.
O Amazonas está participando da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes. Neste sábado 02/12, o Governo do Estado apresentou propostas para a área ambiental, de turismo, saneamento básico e água tratada. Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a população amazonense ajuda a manter a floresta em pé e precisa de dispor de mecanismos de desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com o governo, o Amazonas tem interesse em preservar a floresta, mas é preciso que as commodities verdes tenham valor real para a população do Estado. Ainda segundo o Executivo Estadual, há uma preocupação de que a venda dos créditos de carbono beneficie proprietários de grandes terras e não moradores de áreas de desenvolvimento sustentável.
- Ministério Público do Amazonas investiga nova crise na saúde pública estadual
- Conselheira Yara Lins assume pela segunda vez a presidência do TCE/AM
A apresentação das propostas ocorreu durante o painel Estados Verdes. Nos próximos quatro dias, o governador Wilson Lima terá encontros com empresários e representantes de instituições financeiras de outros Estados brasileiros e países, em busca de investimentos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. A COP28 começou no dia 30 de novembro e vai até 12 de dezembro deste ano.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar