Amazonas ocupa a 5ª posição no ranking nacional em produção de peixes

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que atualmente o Amazonas ocupa a 5ª posição no ranking nacional, com uma produção de 21,3 toneladas de peixes, sendo o tambaqui e a matrinxã.

Parte deste resultado é fruto do Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), que é vinculado a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), e está situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Desde 2019, a entidade produziu mais de 45 milhões de alevinos, por meio de suas 900 matrizes de peixes. A produção de pós-larvas e alevinos é distribuída gratuitamente aos piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade.

O titular da Sepror, Daniel Borges, relata os números positivos da produção apenas nos primeiros cinco meses deste ano.

Esses 4 milhões de alevinos e pós-larvas são de tambaqui e matrinxã distribuídos para 1.682 piscicultores. A entrega dos alevinos resultou em uma produção de pescado avaliada em aproximadamente 7.500 toneladas nos últimos meses. O período de engorda do peixe é em torno de 12 a 14 meses, obtendo cerca de 2,8 quilogramas cada espécie por indivíduo.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Isaac Maia/Sepror