O Estado vai instalar uma espécie de armazém, na cidade de São Borja, para receber produtos das empresas do Polo Industrial de Manaus.
Nesta segunda-feira 24/05, os Estados do Amazonas e Rio Grande do Sul formalizaram uma parceria para exportar produtos da Zona Franca de Manaus – ZFM para países do Mercosul. O acordo consiste na construção de um entreposto na cidade de São Borja – RS, para o armazenamento e escoamento de produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus – PIM. O contrato foi assinado pelo Governador Wilson Lima e pelo prefeito da cidade de São Borja, Eduardo Bonotto.
- DPE-AM abre inscrições para processo de residentes jurídicos em Itacoatiara
- Operação Tamoiotatá 4 aplica R$ 14 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas
O entreposto é uma estrutura logística que funciona como armazém. Este, terá como objetivo, receber produtos da ZFM, sendo utilizado como uma extensão das indústrias. O governador do Amazonas, Wilson Lima, destaca a importância do acordo comercial para a indústria amazonense.
A estrutura em São Borja além de servir como uma nova rota logística para os produtos do PIM, vai possibilitar a suspensão temporária de impostos. Isso já ocorre em entrepostos da ZFM, localizados nos municípios de Itajaí – SC, Uberlândia – MG e Ipojuca – PE.
A cidade de São Borja faz fronteira com a cidade de São Tomé, na Argentina, e é um ponto estratégico para a região Sul do Brasil, ressalta o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros, Jorge Júnior.
A parceria entre os Estados também é vista como oportunidade para a recuperação do Rio Grande Sul, após as enchentes.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar