Lorena Fernandes sempre programa a viagem de férias, assim consegue os melhores preços e formas de pagamento, a estudante de estética também fica de olho nas promoções para conseguir uma passagem mais barata.
”Eu sempre me programo para viajar, seja sozinha ou com toda a família, geralmente pesquiso promoções, aquelas mais em conta, assim consigo economizar na passagem e gastar apenas no consumo durante a viagem”, disse Lorena.
E é bom mesmo se planejar financeiramente para viajar, ainda mais com um levantamento feito pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que aponta para aumento de 13,9% nas passagens aéreas no Brasil, em outubro de 2022. Esse é o dado mais recente, e foi comparado com o mesmo período de 2019.
O Amazonas está na lista dos dez estados com preço médio de passagem aérea mais caro do país, segundo a ANAC, ocupamos a oitava posição, aqui o valor médio de quem viaja do Amazonas para outros destinos, chega a R$755, o dólar em alta, a subida do preço dos combustíveis, inclusive da aviação, e a pandemia, são os principais fatores que colaboraram para o reajuste das passagens, de acordo com empresários do setor.
- Companhias aéreas oferecem desconto na compra da passagem em caso de emergência
- Arsepam deflagra Operação nas principais saídas de Manaus e em três localidades do interior
Graco Silva é dono de uma agência de viagens, e diz, que antes o viajante pagava R$600 para sair do Amazonas para Fortaleza, hoje o preço do mesmo destino está praticamente o dobro, ainda assim, o empresário está otimista para 2023.
”De fato, a gente teve um aumento nas passagens aéreas, mas tudo isso é reflexo da alta no dólar, o combustível das companhias aéreas que são pagos para Petrobrás em dólar, então acaba de fato saindo mais caro do que o esperado. Apesar desse aumento, as últimas datas comemorativas tem movimentado bastante o setor de turismo aqui no Amazonas, e a gente espera que nos próximos meses fique ainda melhor”, destacou Graco Silva.