O desmatamento na Amazônia gera preocupação. Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que fevereiro nem acabou mas já tem índices negativos para o mês em toda a série histórica, desde 2015. Os números acionam um alerta, são 209 km² desmatados em 17 dias.
No Amazonas, a tecnologia será uma aliada na prevenção, combate aos desmatamentos, contribuindo com o trabalho dos órgãos de controle. O nome da ferramenta é “Geoportal” e será uma ferramenta de consulta que vai fortalecer o licenciamento ambiental. Como explica o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
O “Geoportal” é uma repositório de dados espaciais e não espaciais de agendas temáticas ligadas às atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental. Um aliado de “peso” quanto aos trabalhos dos órgãos de controle na opinião do diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente.
Os dados disponibilizados pelo “Geoportal” apresentam informações ambientais abrangendo conteúdos como mineração, pesca, desmatamento, queimadas, embargos, agropecuária, fauna, florestal e industrial.
Tania Freitas – Rádio Mar
Foto: Arthur Castro/ Secom