O evento foi sediado em Manaus e debateu sobre os desafios e oportunidades de pesquisa e inovação na Amazônia.
A reunião ministerial de Pesquisa e Inovação do G20 deste ano foi sediada em Manaus e encerrou nesta quinta-feira 19/09. Durante o evento, o Governo do Amazonas defendeu políticas de Desenvolvimento Sustentável e preservação do Meio Ambiente voltadas para as populações que habitam a região Amazônica. Na ocasião, o governador do Estado, Wilson Lima, destacou investimentos feitos na área de ciência e tecnologia voltados para cadeias produtivas sustentáveis.
Com presidências anuais, o Brasil assumiu a liderança do G20 no dia 1º de dezembro de 2023 e seguirá no comando do grupo até 30 de novembro deste ano. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional para definição e fortalecimento de pautas relevantes no setor.
- Câmara Municipal de Manaus retoma concurso público após mandado de segurança
- Comitê apresenta orientações para reduzir impactos da fumaça na saúde da população
O governador ressaltou que a região Amazônia busca, ainda, avanços em questões básicas para o desenvolvimento das populações que residem na Amazônia.
O Fórum reuniu chefes de delegações, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de Lideranças de 25 nações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar