Para muitos, janeiro é o mês das despesas. É que além das contas de rotina como água, energia elétrica e telefone, muitos os amazonenses acabam contraindo dívidas do final de ano e acabam comprometendo o orçamento do primeiro mês do ano. Para evitar que as dívidas virem uma bola de neve, é preciso colocar tudo no papel e se planejar. A Dona de Casa, Maria Rayane Souza não quer cometer o mesmo erro do passado e para não ficar com nome sujo da praça, a dona de casa, planeja tudo antes mesmo do ano começar.
É mas nem todo mundo pensa desse jeito. Tem gente que coloca as mãos pelos pés e acaba comprometendo o orçamento da família. O cenário no Amazonas é preocupante. Segundo dados do Serasa Experian, mais da metade dos amazonenses adultos possuem algum tipo de dívida. Por isso, o Amazonas é o quinto Estado do País com maior número de inadimplentes. E para não entrar na lista dos devedores, o caminho é planejamento a vida financeira. A economista Maria Fernanda Lima, que é educadora financeira, diz que é preciso optar por recurso que possibilitam controlar os gastos do dia-a-dia.
Um dos desafios para organizar as dívidas é o uso do cartão de crédito, que é apontado pelos especialistas como o vilão da inadimplência. No entanto, a educadora financeira diz que a mudança dos juros do rotativo, podem ser a saída para o controle de gastos.
E a dica da especialista é que quem não planejou os gastos de janeiro, tem o ano inteiro para organizar a vida financeira e chegar no final do ano com o nome limpo e cheio de credito da praça.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet