A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou nesta segunda-feira (28/11) mais 4 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox).
Os 4 casos confirmados são em 4 homens, com idades entre 23 a 40 anos, sendo casos residentes em Manaus. Os casos seguem em isolamento domiciliar. Atualmente o Estado possui 309 casos confirmados; 357 casos descartados e 46 casos suspeitos que estão aguardando o resultado de exames, dois casos confirmados encontram-se hospitalizados, devido às dores nas lesões. Não há registro de óbito pela doença.
Dos 309 casos confirmados de varíola dos macacos, 293 eram do sexo masculino e 16 do sexo feminino. A média de idade é de 29 anos. Foi observado que 51,5% dos casos confirmados tiveram contato íntimo, incluindo sexual, com desconhecidos, parceiros casuais ou múltiplos, nos últimos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.
Orientações de prevenção
– Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;
– Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;
– No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
– Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;
– Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;
– Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.
Leia também:
- Número de óbitos no Amazonas volta ao patamar anterior à pandemia de Covid 19
- Pastoral da Aids retoma campanha “Zero discriminação, zero infecções e zero mortes”
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação/FVS-RCP