O governo do Amazonas comprou, na última sexta-feira, por €1,170 milhão (de Euros), 3,8 mil revólveres calibre 9x19mm, semiautomáticos, para as Polícias Civil e Militar do Estado.
A empresa escolhida foi a italiana ‘Fabbrica D’Armi Pietro Beretta S.P.A’, que tem, por contrato, até o dia 26 de março do ano que vem para entregar as armas.
O valor pago, em reais, supera os R$ 7,7 milhões. Conforme o Diário Oficial do Estado do último dia 09 de abril, o dinheiro sairá do Fundo Estadual de Segurança Pública. E segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), essa é uma licitação realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), a qual a SSP integra.
A Rádio Rio Mar perguntou à SSP quantas armas estão hoje à disposição das forças de segurança do Amazonas, mas não recebeu a resposta.
Em setembro do ano passado, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou a modernização do armamento usado pelas Polícias Militar e Civil e lançou três editais internacionais para comprar as armas. Na ocasião, o governo do Estado citou um estudo da Senasp, que identificou a pistola 9 milímetros como mais veloz e precisa, além de ter munições 7,9% mais baratas.
A ideia era adquirir 500 espingardas calibre 12 semiautomáticas e 6.129 pistolas 9 milímetros semiautomáticas, segundo o secretário de segurança do Estado, Louismar Bonates. Porém, as licitações para as compras das 500 espingardas e o restante das 2,3 mil pistolas terminaram fracassadas ou desertas, conforme o portal da transparência do governo do Amazonas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Fotos: Tácio Melo/Secom e Beretta/Divulgação