Policiais militares apreenderam, no fim de semana, um carregamento de 400 metros cúbicos de madeira com origem irregular ou ilegal, transportado em uma balsa pelo Rio Solimões, no município de Careiro da Várzea (AM). Três homens foram conduzidos para a delegacia interativa do município.
De acordo com os militares, a embarcação foi abordada e, durante os procedimentos, foi constatado que os responsáveis pelo transporte da madeira não portavam o Documento de Origem Florestal, obrigatório e exigido por lei para esse tipo de carregamento de madeira. A balsa e toda a carga foram apreendidas.
Essa apreensão coloca novamente à tona o combate à exploração ilegal de madeira na Amazônia. O Brasil exporta 1 milhão de metros cúbicos de madeira ilegal para o mundo, por ano. Os principais destinos são: Europa, Estados Unidos e Ásia e uma das principais rotas do produto ilegal é o Estado do Amazonas.
O tema foi abordado pelo Superintendente da Polícia Federal no Estado, Alexandre Saraiva, pouco antes do anúncio de que seria afastado da superintendência.
Confira a reportagem completa:
Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/PMAM