O Amazonas chegou a 200 casos confirmados de Coronavírus em 20 dias e tem uma média de 10 contaminações por dia. As atualizações desta quarta-feira, 01/04, contabilizam 25 novos infectados, entre eles, a primeira indígena, uma profissional de saúde do município de Santo Antônio do Iça, que agora tem quatro casos confirmados, a mesma quantidade que Itacoatiara e dois a menos que Manacapuru, que agora tem seis infectados.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Pinto, detalhou os números.
Conforme a FVS, atualmente 106 pessoas aguardam resultado de exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), para saber se estão contaminadas. Além disso, três mortes estão sendo investigadas para saber se as pessoas estavam com o vírus: um home de 80 anos, outro de 49, e uma mulher de 59 anos.
A FVS admite que, devido ao alto volume de testes, o tempo de espera dos resultados de exames deve dobrar, de 24 para 48 horas.
Atualmente, 42 pacientes com a Covid-19 estão no protocolo de tratamento com a cloroquina no Amazonas. Outros 31 já são considerados fora do estágio de transmissão.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Facebook