Amazonas adere à Campanha Nacional de Doação de Leite Humano e destaca os benefícios

Durante do evento de lançamento, profissionais ressaltaram que a iniciativa é mais do que um gesto de ajuda, é a garantia de vida à recém-nascidos internados nos sistema estadual de saúde.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES/AM, mais de 2 mil bebês recém-nascidos prematuros e de baixo peso, foram beneficiados com leite doado por 193 mães, em 2024. Com o tema “Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança”, o Amazonas lançou nessa segunda-feira 19/05, a sua participação na campanha nacional. O evento ocorreu na maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste de Manaus.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A rede de coleta estadual conta com três bancos de leite, na capital amazonense, e 20 postos no interior, em municípios como Parintins, Borba e Tefé. Nos primeiros cinco meses deste ano, 327 litros de leite materno foram doados, beneficiando 60 bebês por dia. Liege Rodrigues, secretária Executiva de Assistência, destaca que o gesto de doar, além de salvar vidas, garante a boa recuperação dos recém-nascidos.

Daíse Reis, coordenadora do Banco de Leite Humano – BLH da maternidade Ana Braga, explica que o evento também foi um momento de esclarecimentos e sensibilização.

De acordo com a SES/AM, o Amazonas possui uma das maiores redes de doação de leite materno da região Norte. Em 2024, o BLH do Amazonas alcançou a marca de mais de 1.500 litros de leite doados. Entre as unidades que compõe o Banco, está o Instituto da Mulher Dona Lindu, maternidade vinculada ao Complexo Hospitalar Sul. A unidade coleta entre 30 a 50 litros de leite humano por mês.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto