Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) mapeou os municípios com maior risco de gestantes e puérperas serem infectadas com a Covid-19. Cidades do Amazonas aparecem no ranking. O estudo foi publicado em uma revista internacional.
Entre os 50 municípios com alto risco, a Paraíba tem o maior número de cidades nessa condição, seguida pelos estados do Ceará, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina.
Segundo o estudo, os diagnósticos e mortes maternas por Covid-19 ocorreram de forma heterogênea nas regiões brasileiras e se concentraram em municípios do interior do país, mostrando a relação do avanço da contaminação com as condições de vida da população.
De acordo com o epidemiologista que liderou a pesquisa, Victor Santos, os municípios com menos recursos de infraestrutura em saúde e maiores desigualdades socioeconômicas tiveram as maiores taxas de incidência e de mortalidade materna pela Covid-19.
O mapeamento dos casos e óbitos provocados pela doença na população obstétrica considerou o período de março de 2020 a junho de 2021. Foram usados dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde.
O estudo também mapeou 15 cidades brasileiras em que há risco elevado de morte materna por Covid-19. Quatro destes municípios estão localizados em Minas Gerais. Os outros pertencem aos estados de São Paulo (3), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1), Amazonas (1), Roraima (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil