AM tem mais 7 casos notificados de rabdomiólise nesse domingo e total chega a 33; dois são na capital

Nesse domingo (29), a Vigilância em Saúde do Amazonas recebeu mais sete notificações de casos de rabdomiólise, conhecida também como doença da urina preta. No total, são 33 casos da síndrome notificados no estado, 29 em Itacoatiara (sendo um óbito), dois em Manaus, um em Caapiranga e um em Autazes.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, está sendo reforçada a investigação epidemiológica dos casos. “Todos os casos notificados podem estar associados à ingestão de peixes. Ainda não há consenso no meio científico sobre a toxina que contamina os pescados”, explica o diretor-presidente.

Das sete novas notificações registradas, cinco são de Itacoatiara, uma de Manaus e uma de Autazes. Seguem internadas 18 pessoas, sendo duas pessoas de Manaus, uma de Caapiranga, uma de Autazes e 14 pessoas de Itacoatiara (12 adultos e duas crianças). Os demais pacientes receberam alta hospitalar.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas.

Fonte: FVS-RCP

Fotos: Divulgação