A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu, nessa segunda-feira (30), mais 11 notificações de casos de rabdomiólise. No total, são 44 casos da síndrome notificados no estado, 34 em Itacoatiara (sendo um óbito), quatro em Silves, dois em Manaus, dois em Parintins, um em Caapiranga e um em Autazes.
Das 11 novas notificações registradas, cinco são de Itacoatiara, quatro de Silves e duas de Parintins. Nessa segunda-feira (30), seguem internadas 10 pessoas, todas de Itacoatiara (10 adultos). Os demais pacientes receberam alta hospitalar.
A rabdomiólise, também conhecida como doença da urina preta, é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.
Mesmo com o número de casos em investigação, o infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antonio Magela, afirmou, não haver indicação para a suspensão do consumo de peixes no Estado.
A rabdomiólise pode ser desencadeada por múltiplas causas. Pode ser por um medicamento, por um metal pesado, uma atividade física extenuante, após convulsões ou pela ingesta de toxinas.
Fonte: FVS-RCP
Fotos: Divulgação