O Amazonas segue na fase 3 (laranja) de risco moderado de transmissão do novo coronavírus, com pontuação 19, apresentando estabilidade da média diária de óbitos por Covid-19 com variação de 14%. Mesmo diante do cenário epidemiológico estável, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta para a manutenção das medidas preventivas à infecção sob risco de avanço do vírus.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (02), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto está em 66,72% (risco moderado) e taxa de ocupação de leitos clínicos adulto (Covid-19 e Geral) em 74,13% (risco alto). O documento está disponível no link https://bit.ly/3C2Ssnv.
Outra condição que influenciou a avaliação de risco é a variação do número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave nos últimos 14 dias, que é de 5,26% (risco alto).
Até essa segunda-feira (02), o vacinômetro contra a Covid-19 aponta para cobertura de 70% para 1ª dose, 33,4% de 2ª dose, e 24,7% do esquema vacinal completo. Apesar do avanço na aplicação de doses dos imunizantes, o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, enfatiza para a importância da adesão à campanha de vacinação contra Covid-19, que está disponível para toda a população com idade a partir de 18 anos.
“Apesar do avanço da vacinação, ainda há estabilidade da média diária de óbitos pela infecção. Também é observado o aumento da circulação de outros vírus que causam doenças respiratórias, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Parainfluenza tipo 3, com maior transmissão nas últimas semanas, que impactam o sistema imunológico”, acrescentou o diretor-presidente da FVS-RCP.
Com 19 pontos na avaliação de risco para Covid-19, o Estado se aproxima da fase 4 (vermelha) de risco alto de transmissão do novo coronavírus, adotada a partir do resultado de 21 pontos.
Fonte: FVS-RCP
Foto: Kássio Moraes/FVS-RCP