A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) registrou a primeira remessa de sementes desconhecidas oriundas de países asiáticos e repassou, nessa quinta-feira, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Sete pacotes foram entregues ao órgão federal no estado.
Os registros das sementes foram repassados por moradores de Humaitá e Autazes. Cinco pacotes foram registrados em Humaitá e dois em Autazes.
Há 15 dias, foi emitido um alerta fitossanitário, informando à população sobre como proceder se houver recebimento dessas sementes misteriosas.
Em um dos casos das sementes, a pessoa informou que havia realizado uma compra pela internet e de brinde um pacote com sementes misteriosas estava contido na embalagem. De acordo com a Adaf, a entrada de vegetais sem autorização traz riscos fitossanitários.
A abertura dos pacotes e semeio das sementes pode implicar na disseminação de doenças, pragas, ervas daninhas que poderão causar prejuízos econômicos irreparáveis ao agronegócio familiar e empresarial.
Quem receber os pacotes com sementes não solicitadas pelos Correios deve comunicar o fato à Adaf ou ao Mapa pelos telefones (92) 99390-1750 ou 0800-704-1995. A população pode comunicar também pelo: (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Adaf