AM registra aumento de 28,5% no número de casos de feminicídio em 2024

Dados do Monitor de Feminicídios no Brasil, do Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, indicam que 905 mulheres foram assassinadas no Brasil, no período de janeiro a junho de 2024. Este número aponta a morte de cinco assassinadas por dia.

O Amazonas contribui para essa estatística, nos sete primeiros meses deste ano foram registrados 18 casos, um aumento de 28,5% quando comparado ao mesmo período de 2023; que teve 14 registros. Manaus teve o maior quantitativo, foram 11 casos. No interior, o destaque é de Parintins com dois casos.

Os números preocupam. Em meio a este cenário aumentou a procura atendimentos nos serviços de apoio as vítimas de violência. Em outubro de 2023, esta mulher foi atendida pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), após sofrer violência doméstica por parte do marido.

A violência doméstica contra as mulheres também possui um grande impacto nas crianças e adolescentes que presenciam as cenas dentro do ambiente familiar. O Centro de Referência e Apoio à Mulher do Amazonas atendeu no primeiro semestre de 2024 mais de 300 filhos de mulheres que foram assistidas pelos serviços da secretaria.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, na página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e nas Delegacias da Mulher.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução