AM quer impulsionar o ecoturismo com ampliação da malha aérea

Neste mês de janeiro, o Aeroporto de Manaus inaugurou dois novos voos para o Rio de Janeiro. Os voos são direto, sem escala para o Aeroporto do Tom Jobim, o Galeão na capital fluminense. Essa viagem é operada pela companhia aérea Latam duas vezes por semana. Essa semana, um encontro em Manaus, as companhias aéreas discutiram a ampliação da malha no Amazonas com objetivo de impulsionar o ecoturismo do Estado, afirma Karen Strougo, que é Diretora Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia.

A ampliação da malha aérea é resultado da política de incentivo do Governo do Amazonas para empresas aéreas por meio da alteração da Lei 3.430/09, que fixa em 7% a base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis de aviação. Segundo Karen Strougo, a diminuição da carga tributária pode atrair ainda mais as companhias aéreas para o Amazonas.

Esse ano, a expectativa é que a malha viária também seja ampliada para o interior do Amazonas com a inauguração de novas rotas de avião para Itacoatiara, Maués, Fonte Boa, Jutaí, Manicoré, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro e Carauari.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Eduardo.spotter/Instagram