A capital amazonense registrou um aumento de 50% em mortes no trânsito na primeira semana de agosto, em comparação com o mesmo período de julho. Os dados são da Polícia Civil do Amazonas.
Pensando em minimizar essa situação, nesta terça-feira (23/08), o estado passou a integrar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A meta é reduzir em, no mínimo, 50% os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Brasil até 2028.
Por conta da iniciativa, será criado um Grupo de Trabalho com a participação de 15 órgãos, entidades e secretarias ligadas ao trânsito e transporte no Amazonas, por meio de decreto governamental a ser assinado nos próximos dias, como explica o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.
- Acidentes de trânsito causados por motoristas imprudentes preocupam ciclistas em Manaus
- Manaus registra 13 acidentes de trânsito no fim de semana; cinco pessoas ficaram lesionadas
Segundo o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Mansur, a estratégia é ultrapassar a meta estabelecida pelo plano, chegando a reduzir 70% o número de acidentes com mortes e lesões no trânsito da capital amazonense.
O Pnatrans foi criado em 2018, em alinhamento com a Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo reformulado no ano passado com o objetivo de engajar todos os Estados, criando Grupos de Trabalhos regionais para desenvolver estudos, pesquisas e ações.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar