De acordo com dados do Serasa, entre 2020 e 2025, mais de 15 milhões de brasileiros com mais de 60 anos tiveram seus nomes negativados. No Amazonas, em maio deste ano, cerca de 1,6 milhão de pessoas estavam inadimplentes, sendo 495 mil com dívidas bancárias. O equivalente a 55,13% da população do estado.
As principais pendências financeiras estão relacionadas a cartões de crédito, empréstimos, contas de consumo e dívidas no varejo. Com o intuito de mudar estes números, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) lançou, nesta semana, a Cartilha de Prevenção e Combate ao Superendividamento.
O material educativo busca orientar a população sobre como evitar o acúmulo excessivo de dívidas e promover o uso consciente do crédito, como destaca o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Atualmente, o instituto conta com o Núcleo de Apoio ao Superendividado. Para facilitar o acesso ao conteúdo, a cartilha, também, está disponível em versão digital no site oficial do instituto: www.procon.am.gov.br
A iniciativa é fruto da parceria entre o Procon-AM, a Associação dos Advogados Defensores do Consumidor Amazonense (AADC), o Instituto de Direito e Perícia Bancária do Amazonas (IDPB), o Núcleo de Apoio ao Superendividamento (NAS) e a advogada Cristiane Quirino.
Rádio Rio Mar
Foto: João Pedro Sales /Procon-AM